Sim, isso mesmo, essa sou eu! ;)

Olá!!! Meu nome é Carla…Pois é, você não me conhece ainda e não tenho muita certeza se você vai conhecer tudinho tudinho sobre mim porque eu venho tentando isso diariamente e até hoje não consegui saber tudo sobre mim..mas pelo menos um pouquinho acho que dá, vamos tentar…

EU!

Sim, essa de cima, sou Eu! Nasci no Rio de Janeiro, como todos dizem carioca da gema mesmo!

Rio de Janeiro Bebe

Filha única do segundo casamento do meu pai e 4 irmãos do primeiro  (já adultos).  Minha mãe é a pessoa mais doce e bondosa do mundo.

Familia Formatura Lu

DSC01617 Novas 170

Fui criada num mundo muito mais velho que eu e no meio de muita música. Mais Velho?

Classic

Pois é… Com um ano de idade eu já tinha um sobrinho, todos os meus primos eu chamava de tios, todo mundo na escola achava que meu pai era meu avô e eu cresci vendo musicais antigos e sabendo cantar todas as músicas da Antena 1 (Pra quem não conhece: http://www.antena1.com.br/playerAoVivoBrasil.php).  Acho que isso me fez ver o mundo com outros olhos e aprender a conversar e argumentar com pessoas muito mais maduras.

The Sound of Music

No Rio, estudei dos 2 aos 13 anos numa escola chamada Externato de São Patrício que está guardadinha no meu coração até hoje…Ainda sou muito amiga dos amigos que conheci quando tinha 2 anos de idade.

Maternal Sao Patricio GaleraESP

ohhhh, eu sei! 😉 Sou fofa desde pequena!

Nesse tempo que morei no Rio meus pais resolveram me levar e me apresentar à Disney World e nossa, foi amor à primeira vista! Hoje em dia sou APAIXONADA pela Disney e adorooo assistir desenhos animados!

walt-disney-world9  Disney

Quando tinha 13 anos, a condição financeira dos meus pais e a crescente violência no Rio de Janeiro, fez com que minha família resolvesse mudar para Vitória no Espírito Santo. Meu pai tinha família lá e passávamos todo ano férias em Guarapari (cidade próxima à Vitória). A mudança foi muito difícil pra mim já que eu não tinha amigos em Vitória. Mas, depois que entrei no colégio, conheci pessoas maravilhosas e então comecei a amar a cidade!

Vitória

No meu aniversário de 15 anos meus avós resolveram me dar um presente e me deram a oportunidade de escolher entre fazer uma festa de 15 anos ou então fazer um intercâmbio para os Estados Unidos. Eu que sempre fui meio ligada ao mundo, não pensei duas vezes e fui passar 1 ano na Califórnia. Foi uma experiência muito importante pra mim. Passei vários perrengues, pois tive problema com a primeira host family que era louca  e a minha coordenadora de intercâmbio que tentou se matar, então tive que mudar de casa 7 vezes até eles conseguirem uma casa permanente pra mim, ihh foi uma novela…Mas foi muito bom, pois eu amadureci na marra, aprendi a fazer várias tarefas de casa, me virar sozinha, viajei muitoooo e fiz muitos amigos.

USA 20USA 16

Bom, com 17 anos, como todas as pessoas, fui obrigada a escolher o que eu ia fazer “para o resto da vida”.  Não fazia a menor idéia! Como eu gostava de falar diferentes idiomas  resolvi que queria ser diplomata e fui fazer faculdade de Relações Internacionais. Com 6 meses de faculdade desisti de ser diplomata e voltei a não saber o que queria fazer. Na faculdade participei da Simulação da ONU representando a Alemanha e foi muitoooo legal!

Simulação da ONU

Como em Vitória tem muito comércio exterior, no 3o periodo de faculdade comecei a trabalhar na área e não parei por 6 anos.  Trabalhei em diferentes empresas, fui trabalhar no exterior no Peru e na China…Ganhei dinheiro claro, comprei carro, apartamento, tive independência, mas algo me incomodava profundamente…eu não conseguia ficar mais de um ano e meio numa empresa e eu não entendia porque!

Minha experiência no Peru foi SENSACIONAL! Trabalhei lá durante um ano num projeto de exportação que não foi bem sucedido porque justamente estava começando a crise mundial (2008), mas nossa, eu aprendi demais…Amei as pessoas do Peru, eles são tão fofos, tão gentis, tão amigos! Quase casei com um peruano também! rsrsrsrs

Mototaxi Llama e peruana Dunas de Ica Canon de Colca

No Peru ainda comecei a fazer aulas de chinês, pois tinha essa vontade de ir lá para o outro lado vivenciar a cultura…Foi um mega choque cultural, mas eu adoreiiiii, fui pra ficar 6 meses e logo no início tinha decidido ficar 2 anos, mas meu pai ficou doente, teve câncer, aí eu resolvi voltar para o Brasil. Enquanto estava na China, tive a oportunidade de viajar para alguns lugares dentro da China e também para Hong Kong, Macau e Malásia. Você pode ver todos os meus perrengues no blog que eu escrevi enquanto estava na China:

http://tonachina.wordpress.com/2011/02/page/3/

Tiamen Street SAM_0965 183311_1854451118445_1155836365_2566859_3316073_n Tibetans

Paralelamente ao meu trabalho com comércio exterior, eu fazia o que gostava…trabalhava voluntariamente em projetos que eu acreditava. Trabalhei 4 anos no Departamento de Infância, Juventude e Família de uma Instituição Federativa Religiosa participando de várias equipes (teatro, dança, alojamento, secretaria) e monitorando/coordenando projetos sociais (Sou espírita desde os 12 anos!)

cientistas EmeesBreno 293 DSC05834 ER Vitoria 2007 264

e fiz parte da AIESEC por 3 anos na área de relações corporativas, fazendo intercâmbios e no último ano como Diretora de Relações Corporativas, sendo responsável por uma equipe de 17 pessoas.

DSC00925 DSC00467 Diretoria 2010 IMG_2587

Além disso, tiveram outros trabalhos pontuais que participei como a feira anual da paz, trabalho numa casa de passagem para crianças que sofreram abusos, entre outros. Mas na minha cabeça, por mais que isso tudo me fizesse feliz, eu não via uma forma de me sustentar fazendo o que eu gostava.

Foi então que eu cansei. Cansei dessa vida dupla de trabalhar sempre em dois lugares. Trabalhar em empresas não fazia o menor sentido mais! Cansei desse mundo viciado, dessa busca incessante pelo dinheiro. Essa vida sem propósito estava me deixando louca, sem vida.

loucos

Foi assim então que eu resolvi ir trabalhar na ONU.

IMG_9783 IMG_9751

532245_10150683006727902_817287901_9244605_1495434017_n grouppic

Lá fui eu morar em Nova York e trabalhar na área de Desenvolvimento Sustentável do Secretariado da ONU. E nossa….me encontrei! Pela primeira vez na vida eu me senti plenamente feliz com o meu trabalho. Aí eu vi que era possível finalmente trabalhar por algo que você acredita e ainda assim conseguir se sustentar. Meu contrato era temporário, mas ainda sim, foi muito importante para eu poder ampliar minha visão de mundo.

DSC00070 IMG_2792

IMG_1741 DSC00357

Com o dinheiro que eu ganhei lá eu resolvi atender um sonho que eu tinha há muito tempo: Fui para o sul da França morar lá!!! 😀

IMG_3258 IMG_7656 IMG_9201 P1150288

Pois é…eu sempre fui meio assim sem fronteiras, desgarrada. Fui pra lá fazer um curso de francês de 4 meses…e passei também 1 mês viajando pela Europa. Foi muitooo bom! Só voltei para o Brasil pq o dinheiro acabou! hahaha Não teve jeito!

Berlim

Voltei, mas eu não sentia que me encaixava em Vitória mais. Mal cheguei e comecei a procurar emprego fora do Brasil,  dessa vez na África. Um dos meus sonhos era morar lá também. Sinto que o nosso dia a dia de conforto e tranquilidade, faz com que perdamos um pouco o foco do que importa e do objetivo da vida. É muito diferente trabalhar num escritório com ar condicionado e trabalhar num local onde não tem água, luz, saneamento básico, energia, onde está acontecendo uma guerra civil e onde tem milhares de pessoas passando fome. Eu queria ir pra um lugar assim…pra sentir na pele a realidade de 40% da população do mundo que representa apenas 5% da riqueza total. Além disso, imagina a cultura fantástica que a África deve ter!

car

Mas, descobri que não é tão fácil assim ir pra África…Como a situação na África é punk, eles buscam sempre pessoas com mais experiência e  que já trabalharam em locais de risco/conflito, o que não é o meu caso….então até agora não consegui emprego em nenhuma organização internacional que trabalha na África.

Nesse meio tempo, meus pais decidiram voltar a morar no Rio. Eu acabei vindo também e estou amando… Eu que tinha decidido que não queria mais morar no Brasil, e que em todas as viagens ficava procurando uma cidade ideal para morar, rodei, rodei, rodei o mundo e acabei descobrindo que a cidade ideal para eu morar estava debaixo do meu nariz, onde eu tinha nascido!!!IMG_3061 1012452_643704262309181_2084434152_n

Agora estou feliz…muito feliz…me sinto em casa…e confesso que estou um pouco cansada de viajar, de ficar mudando de país. Enquanto o sonho da África não vira realidade, busco raízes e o Rio está me parecendo o lugar perfeito para isso. Aqui sinto que eu posso ser quem eu sou….Adoro praia, sol e calor. Adoro dançar, adoro um samba, um forró, uma salsa. Adoro o jeito aberto e acolhedor dos cariocas! Adoro as festas na rua, as rodas de samba…

1005676_704031319613088_1193041035_n

IMG_2968  IMG_2839 IMG_2832 IMG_2311

Minha família está aqui também, então mais um motivo para eu ficar…

Ah! Esqueci de dizer…depois da faculdade, fiz um MBA em Gestão em Comércio Exterior e Negócios Internacionais e também comecei uma nova faculdade em Administração de Empresas. Comecei a fazer essa segunda faculdade porque pensava em trabalhar com projetos e muitos lugares exigem esse background. Começo a fazer minha monografia esse semestre e penso em fazer algo que tenha como foco a tendência de negócios sociais para os próximos anos. Termino a facul em Junho de 2014!

aleluia

Além da graduação, esse ano estou focando em me desenvolver pessoalmente e me desenvolver na área social. Participei de um curso em sustentabilidade da FGV, de uma oficina de 40h de elaboração de projetos sociais e participei também de um programa de imersão de 16 dias chamado “Intento”.  O Intento, que tem como proposta formar líderes íntegros, foi uma das experiências mais transformadoras da minha vida. Foi no intento que eu comecei a pensar em participar do Guerreiros Sem Armas, pois comecei a entender melhor quais são os meus sonhos, qual é o meu papel, o que me move, quem eu sou e que é possível sim fazer o que acredito e colocar meus sonhos em prática. Acredito que o Guerreiro sem armas tem tudo haver com isso e tudo haver com o momento que estou passando agora.

562405_487934601260554_1918868457_n 14790_496172573793990_1320433493_n 1073715_10152632313437588_825252455_o 37015_10200647268278781_549395080_n

Foi no Intento também que descobri que um dos meus maiores desconfortos é essa sociedade que tem como objetivo de vida o dinheiro e esse sistema louco capitalista que já está mais do que falido. Não que o dinheiro seja uma coisa ruim, mas ele tem que ser um meio ou consequência e não o objetivo. Me indigna as consequências da sociedade de ter esse objetivo que gera essa desigualdade social desenfreada e a marginalização de pessoas que não podem ter uma vida digna ou exercerem seu potencial.  Portanto, decidi que vou montar um projeto focado nisso, em como cooperar para diminuir isso ou esses impactos, mas preciso estudar e muito para entender todas as variáveis dessa questão. Pensando nisso, decidi fazer um doutorado informal (inspirada pelo querido André Gravatá!), onde decidi estudar sobre felicidade, desenvolvimento e inclusão social. E estou amando estudar pela primeira vez algo que realmente me motiva! (Antes eu pensava que não gostava de estudar, mas acho que devia ser pq eu não estudava coisas que eu gostava né?)

How rich people become unethical jerks

1072550_10200928949679585_2136908119_o

Paralelamente a isso tudo, tenho buscado o meu papel aqui no Rio…enquanto não encontro algo remunerado, estou trabalhando em algumas organizações. Sou co-fundadora de uma ONG que tem como foco ajudar refugiados e imigrantes em situação de vulnerabilidade social, trabalho com captação de recursos em 2 outras ONGs, dou auxílio e consultoria a mais 2, estou fazendo rodas de conversação grátis de inglês toda semana com pessoas que querem melhorar o inglês e estou colocando em prática mais 2 projetos que idealizei, um de uma plataforma para mudar o mundo que conectará pessoas para que possam colocar seus desconfortos, compartilhar idéias e se unir para fazer projetos virarem realidade e um outro para escutar sonhos de pessoas na rua e ajudá-los a colocar em prática.

Matéria sobre os Refugiados/Imigrantes

Refugiados

Já tive 3 cachorros, já fui fã do Sandy e Junior dos Hanson.  Além do sobrinho da minha idade, tenho mais dois sobrinhos lindos!

DSC01621 Eu e Livinha Eu e o Vi

Bingo 2 Daphyne Dengo 001 Hanson

Bom, além disso, o que mais posso dizer de mim? Sou bastante ansiosa e sincera, bastante comunicativa e amiga. Às vezes gosto de ficar sozinha, no meu canto…Adoro aquela frase da Cecília Meirelles “Tenho fases como a lua…fases de ficar escondida, fases de vir para a rua!” Gosto de fazer yoga, andar de bicicleta, nadar, fazer ballet… Gosto muitoooo e infinitamente de música, pra ouvir, pra dançar, pra cantar, minha vida é uma grande trilha sonora! Gosto tanto que fiz até uma tatuagem de clave de sol! rsrsrs Tenho outras duas tatuagens, uma que é paz em mandarim e o outra que reflete a minha música preferida .

Ah!! E meus amigos são lindos também!!! (Não dá pra colocar foto de todos, mas amo vocês!)

Casa Sche Meninas UVV EMEES

Ufa!! Acho que resumindo é tudo isso…

Nos vemos em breve! Como dizem meus amigos lindos do nordeste: Cheiroooo!

P.S. Ah!! Esqueci uma coisa…eu adoro cantar e também gosto muito de rodas de violão!! Mas já aviso logo que eu canto mal, mas não to nem aí rsrsrs 😉 bjo

IMG_2786

5 thoughts on “Sim, isso mesmo, essa sou eu! ;)

  1. Ola Carla! Tudo bom?

    Eu falo pouco portugues, mas eu quero aprender 🙂
    I think the Air Task is a great way to get to know inspiring people! I was looking at your presentation and have been reading and translating your blog. I got a such a positive impression about you, that I want to recommend you to Instituto Elos as a Warrior Without Weapons. Apart from that, I am genuinely interested to get to know you better. Take a look at my blog to find out more about me: lauraclaessensgsa2014.wordpress.com. And if it feels right to you to do so, please mail gsa2014@institutoelos.org to tell them why you recommend me. I am looking forward to get in touch with you, so we can walk the Yes path together and start exchanging thoughts already. And hopefully we get the chance to meet each other at gsa2014 and actually transform these thoughts into matter!

    Abraço,
    Laura

  2. Hello Laura!
    I believe I got the same positive vibe from you, since I wrote in your blog without knowing you have written in mine:
    “My name is Carla,I’m from Brazil and I’m also participating in the Warriors Without Weapons selection process. I found yourself and your blog very much interesting. I loved that you are so hands on and so diverse in your interests. I saw that you had different international experiences, have done so much in so many areas like sustainable development, human rights, environment, and so on and also that you seemed very communicative. I think you would be essential for the WWW and I would love to follow the Yes Path alongside you, so I’ve decided to recommend you for the Air Task. Hope we can have this experience together”
    beijos,
    Carla

  3. Oi Carla,

    Estou trilhando o Caminho do Sim e com a prova do ar eu comecei a olhar o blog dos participantes e a ver muitas coisas legais neles.
    Gostei muito do seu, porque você já viveu por diversas situações no mundo, uma história muito legal e boa de se ler!
    A parte que eu achei mais incrível foi quando você decidiu largar o trabalho que não lhe agradava e ir em busca do que realmente gosta, imagino que deve ter sido uma decisão super difícil. Eu ainda vivo um pouco desse dilema de relação entre trabalho e aquilo que realmente gosto. Acho que poderia aprender muito com você.
    Hoje eu tenho um pouco de equilíbrio, trabalho em uma empresa de soluções sustentáveis, com pessoas muito boas e que possuem um pensamento que compartilho, que é o de fazer a diferença no mundo. Mas não vou negar que diversas vezes eu pensei pelo lado do dinheiro e de trabalhar em empresas grandes. Mas acho que enfim estou encontrando meu caminho, percebi que sou muito feliz com o que faço hoje e com os trabalhos voluntários. Acredito esse ser o meu jeito de viver e com o tempo vou tirando algumas dúvidas que me acompanham.

    Acredito muito que você merece estar no GSA 2014, então estou indicando seu blog.
    Se quiser conhecer o meu: lucasgsa2014@wordpress.com
    E me conhecer melhor: https://www.facebook.com/ljharada

    Boa sorte!
    Bjos!

    • Oi Lucas!
      Engraçado que eu estava justamente passando pelo seu blog quando você me escreveu. Senti uma vibe muito boa vinda de você. Você parece ser uma pessoa sincera, humilde, com muitos sonhos e determinado.
      Entendo o seu conflito de trabalho e muitas vezes penso sobre isso tb! Podemos conversar mais depois sobre isso. Gostaria de saber também sobre o seu trabalho atual com soluções sustentáveis, deve ser mto interessante! Gostaria de recomendar você para a tarefa do ar e espero que estejamos juntos no GSA. Um beijo grande, Carla

Leave a comment